9 de novembro de 2019

Você já ouviu falar em contabilidade colaborativa? Trata-se de um método contábil no qual contador e cliente trabalham de forma integrada, ou seja, um colaborando com o outro. Ainda não ficou claro? Então continue lendo esse conteúdo para entender melhor o conceito e como ele pode ser um grande diferencial para o seu escritório

Qual a diferença da contabilidade tradicional para a contabilidade colaborativa?

Para ficar mais fácil de entender o que é a contabilidade colaborativa, vamos relembrar como funciona a contabilidade tradicional e, então, mostrar as diferenças entre os dois modelos:

Contabilidade Tradicional

Na contabilidade tradicional o contador auxilia seu cliente a manter sua empresa dentro da lei e a atender obrigações e prazos. Ou seja, a prestação do seus serviços foca nas rotinas fiscais e contábeis, com atividades como:

  • Entrega de declarações;
  • Escrituração de notas fiscais emitidas e recebidas;
  • Emissão de guias de impostos e contribuições;
  • Processamento de folhas de pagamentos e seus relatórios.

E o cliente, por sua vez, fica na incumbência apenas de fornecer as informações e documentos que o contador precisa para gerar essas tarefas.

Contabilidade Colaborativa

Já na contabilidade colaborativa, além de entregar os serviços comuns da contabilidade tradicional, o contador também assessora seu cliente na gestão do seu negócio e patrimônio. 

Além disso, nesta versão, o cliente, também trabalha de forma mais integrada ao contador, compartilhando com ele seus objetivos e mantendo-se aberto a orientação do profissional contábil. 

Basicamente a contabilidade colaborativa se trata disso: um compartilhamento de informações mais afetivo e acessível entre os três principais personagens do processo contábil: contador, cliente/empresa e Estado.

Por que contabilidade colaborativa pode te ajudar a se destacar da concorrência?

Para responder a essa pergunta é só se colocar no lugar do seu cliente. Pense bem, se você tivesse uma empresa e contratasse um pacote de serviços contábeis, o que te traria mais segurança:

  • Um escritório que apenas recebesse seus dados, emitisse documentos e lhe devolvesse as guias;
  • Ou um parceiro que te ajudasse a analisar todos os números gerados pelo seu negócio para te ajudar a tomar decisões mais estratégicas?

A contabilidade colaborativa te destaca da concorrência porque oferece de um diferencial que os escritórios tradicionais não dispõem: prestar um serviço mais consultivo e não apenas operacional e burocrático.

A tecnologia como aliada da contabilidade colaborativa

Como  você já deve ter notado, uma das principais características da contabilidade colaborativa é a prática de compartilhar responsabilidades. 

Ambos, contador e cliente, são responsáveis por gerar os melhores resultados para a o negócio atendido:

  • O cliente enviando, nos prazos certos, os documentos que o escritório precisa e estando aberto a ouvir as orientações do contador;
  • E o contador gerando dados e fazendo uma interpretação estratégica dos mesmos. 

O objetivo final é sempre o mesmo: prestar uma assessoria assertiva ao cliente.

Mas qual a melhor forma de colocar esse modelo colaborativo em prática? 

Com a ajuda da tecnologia!

Se você ainda usa planilhas offline salvas no seu computador para organizar os dados e documentos do seu cliente, prepare-se para mudar isso. (Aliás, depois dá uma olhadinha nesse outro conteúdo do nosso blog que fala sobre esse assunto: Porque você nunca deve depender somente de planilhas para gestão do seu escritório contábil). 

O mesmo vale se você usa um sistema offline instalado nas máquinas do seu escritório.

Definitivamente é impossível atuar no modelo colaborativo de contabilidade, se todos os dados que seu escritório gera ficam limitados ao seu servidor local. 

É por isso que a tecnologia vem atuar como uma verdadeira aliada neste sentido.

Invista em um sistema contábil online!

Hoje em dia ninguém salva arquivos de modo offline mais. Está tudo “na Nuvem”. Ou seja: armazenado de forma offline para que se possa acessar de qualquer lugar e por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. (Se você quiser entender melhor sobre esse assunto, corre neste outro conteúdo aqui: O que todo contador deveria saber sobre armazenamento em nuvem).

É por isso que investir em uma ferramenta de gestão contábil que atue de forma online é fundamental, sobretudo se você quer prestar uma contabilidade colaborativa. 

E-book gratuito com Dicas para ter uma Carreira Contábil bem Sucedida.


Ofereça um aplicativo para os seus clientes

Além de ter um sistema online, oferecer um aplicativo também é uma excelente forma de aproximar seus clientes e colocar a contabilidade colaborativa em prática. Isso porque, um canal personalizado como este, facilita o acesso dos seus clientes ao seu escritório e, consequentemente estimula uma postura mais participativa da parte deles. 

Já escrevemos outro artigo sobre isso aqui no blog, dá uma olhada: Aplicativos para empresas contábeis: Um benefício para seus clientes!

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Fonte: Gestta

O post Contador: Conheça os diferenciais da contabilidade colaborativa apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.