1 de outubro de 2019

Como obter financiamento para a aquisição de máquinas junto aos bancos públicos.

Inovação é primordial para negócios e indústrias que atuam com máquinas, aparelhos eletrônicos e linhas de transporte. Portanto, é de suma importância alertar quanto a possibilidade de captar recursos para aquisição de máquinas sem a necessidade de retirar dinheiro do caixa da empresa.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibiliza financiamento para modernização de máquinas e equipamentos instalados no país e ainda fornece prazos de até 7 anos para início do pagamento.

Empresas perdem a oportunidade de ampliar o negócio e inovar o setor de máquinas por não ter acesso a essa informação, ou considerar o processo de obtenção de crédito altamente burocrático. Vou apresentar a seguir informações cruciais para o empresário que deseja renovar o setor de máquinas da empresa e contar com o apoio dos principais bancos públicos. Acompanhe.

Por que é vantajoso financiamentos junto aos bancos públicos?

Falou em financiamento é comum associarmos a juros exorbitantes que inviabilizam a prática, por conta disso, muitos empresários no Brasil deixam de expandir por receio de entrar em dívidas.

Com essa perspectiva os negócios caminham lentamente no mercado, investindo de acordo com o caixa da empresa e perdendo a oportunidade de expandir por meio de investimentos cruciais para a indústria, como a captação de recursos para renovar máquinas e equipamentos.

Os bancos públicos credenciados com o apoio do BNDES disponibilizam financiamentos de até 2 milhões. A micro, pequena e média empresa pode conseguir até 100% do financiamento, enquanto a grande empresa garante 80%.

A grande vantagem de obter captação de recursos junto a esse tipo de programa do governo é exatamente a taxa de juros baixa, em algumas situações 1,85 a.a em casos de captação de recursos para renovar máquinas.

A carência é outro ponto em destaque que vai de 1 a 7 anos para começar os pagamentos. A Taxa de Juros a Longo Prazo (TJLP) já chegou a 20% ao ano, atualmente, baixou para cerca de 5% ao ano. O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), do Banco do Nordeste, por exemplo, possui a taxa de 3,5% ao ano se seguido os prazos.

Por que contar com a captação de recursos para renovar as máquinas da empresa?

Segundo Marcelo Viana, consultor empresarial da T4 Consultoria, há algumas razões para que se opte pela captação de recursos para aquisição de máquinas e equipamentos: 

Primeiro: oportunidade de crescimento, expansão e aumento da lucratividade;

Segundo: ampliar a produção e reduzir custos operacionais;

Terceiro: o financiamento deve reverter em melhoras no fluxo de caixa da empresa;

Quarto: contribuições no aspecto social, geração de emprego e crescimento econômico.

Como captar recursos para aquisição de máquinas na empresa?

Essa é a questão chave que deixa muitos empresários preocupados, mas acaba valendo a pena por todas as vantagens para o negócio. Realmente, o BNDES possui critérios para avaliar os projetos e aprovar ou não o financiamento junto aos bancos credenciados.

É essencial elaborar um plano de negócios detalhado, ficar atento às questões fiscais junto a Receita Federal e especificar no projeto informações sólidas para assegurar que o financiamento a longo prazo será revertido em rentabilidade no fluxo de caixa, de preferência, superior ao financiamento em questão.

Não é uma tarefa simples, pode levar alguns meses, e até mesmo exigir reestruturações financeiras e fiscais na empresa que serão necessárias para a possibilidade de aprovação.

A empresa interessada em obter recursos para renovar máquinas pode contar com o auxílio de uma consultoria especializada, como é o caso da T4, para mostrar quais os caminhos deve seguir em práticas financeiras internas e documentais para a possibilidade de aprovação do projeto.

Quais são as vantagens sociais para o país ao disponibilizar esse tipo de financiamento?

Por trás da liberação de crédito para empresas de variados portes, que vai desde micro a grandes negócios, o governo visa aquecer a economia e possibilitar a expansão de organizações já existentes e a abertura de novos empreendimentos no país.

Medidas como essa visam reverter a alta taxa de desemprego, disponibilizar renda ao trabalhador e consecutivamente o poder financeiro das famílias. O intuito é trazer novos rumos para situações econômicas delicadas, como a que o país tem enfrentado nos últimos anos.

Mesmo que exista certa burocracia e critérios para aprovação de projetos de financiamento junto aos bancos públicos, é um trabalho que vale a pena pelas inúmeras oportunidades geradas tanto no âmbito de crescimento do negócio, como no aspecto do desenvolvimento social e econômico do país.

Marcelo Viana – Diretor da T4 Consultoria, especialista em finanças empresariais. Possui experiência de mais de 20 anos em Controladoria e Administração Financeira, tendo atuado em cargos executivos em inúmeras empresas como: Carrefour, Grupo Itavema, Grupo Vigorito, etc. Graduado em Ciências Contábeis; Consultoria Gestão Empresarial-PUC; MBA Controladoria Estratégica pela Fundação Alvares Penteado – FECAP e MBA Gestão Econômica e Financeiras de Empresas-FGV.

O post Negócios: Como conseguir investimento para renovar máquinas e equipamentos apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Credibilidade e Notícias 24 horas.